O palmarés de Setúbal em Portugal e no mundo, com prémios conquistados nos últimos anos em diferentes esferas de intervenção, centra a estratégia da gestão da marca do município em 2019 para apresentar a região como destino turístico de excelência. Esta estratégia de afirmação e divulgação nos mercados nacionais e internacionais, na qual são destacadas distinções alcançadas em áreas como turismo, ambiente, cultura e urbanismo, é posta em prática já esta semana, com a participação de Setúbal na Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha. Neste certame, um dos maiores eventos turísticos europeus, a decorrer até 27 de Janeiro, o município afirma-se com objetividade, partilhando um conjunto de prémios nacionais e internacionais que reconhecem a riqueza ímpar de Setúbal. Em Março, a cidade marca presença nas feiras de turismo de Paris, Berlim e Lisboa.

É o caso do recente prémio atribuído pelo guia Travel & Hospitality, que distinguiu a Casa da Baía – Centro de Promoção Turística de Setúbal, instalada num edifício histórico reabilitado na Avenida Luísa Todi, como a “Melhor Experiência Local” no distrito de Setúbal em 2019.

Setúbal ostenta também a “Marca Estrela” da Bloom Consulting, por registar a subida mais relevante da região de Lisboa na edição 2018 do Portugal City Brand Ranking, estudo que avalia a atratividade dos concelhos portugueses e no qual Setúbal ocupa um lugar no Top 10 dos municípios mais apelativos para viver, visitar e investir.
O concelho setubalense arrebatou igualmente, em 2018, seis prémios na primeira edição do Portugal Cinco Estrelas, destinado a reconhecer a excelência dos recursos nacionais, nomeadamente nas categorias “Cozinha Tradicional”, com o choco frito, “Doçaria Regional”, com as tortas de Azeitão, e “Vinhos”, com o Moscatel de Setúbal.
“Praias”, com Galapinhos, “Reservas, Paisagens e Barragens”, com o Parque Natural da Arrábida, e “Serras e Montanhas”, com a Serra da Arrábida, foram categorias nas quais Setúbal também se destacou, a que acresce distinções, em 12 categorias, a nível distrital, de marcas, produtos e serviços de entidades públicas e privadas.

Galapinhos foi também eleita a “Melhor Praia da Europa em 2017”, galardão do portal European Best Destinations, integrado na European Consumers Choice, resultado da votação de 10 mil utilizadores daquela página da internet, oriundos de 136 países e que escolheram o areal sadino de entre 280 zonas balneares do continente europeu.
Setúbal é também casa de algumas das sete maravilhas do país. Em concursos a New 7 Wonders Portugal, a sardinha assada setubalense foi eleita, em 2011, uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, enquanto em 2010 o Portinho da Arrábida foi reconhecido como uma “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria “Praias e Falésias”.

Já o Mercado do Livramento anda nas bocas do mundo desde 2015 depois de Marla Cimini, jornalista e especialista em gastronomia e vinhos, ter destacado o tradicional espaço de comércio setubalense no diário USA Today, colocando-o na lista de elite das praças de peixe mais famosas do planeta.
Destaque, igualmente, para um trabalho jornalístico editado na “Le Vif/L’Express”, newsmagazine belga de periodicidade semanal, com uma tiragem média próxima dos 100 mil exemplares, que destacou, em 2015, Setúbal como uma das “Dez cidades mais seguras para viajar sozinho”.

Setúbal mostra-se em Espanha, França e Alemanha

Já a revista WINE – A Essência do Vinho elegeu Setúbal como “Destino Gastronómico do Ano 2015”, na Gala Os Melhores do Ano, enquanto o movimento I Support Street Art colocou o mural “Rapaz dos Pássaros”, de Sérgio Odeith, executado numa das empenas do Auditório José Afonso, como um dos melhores murais do mundo em 2014.
O município destaca-se também pelo “Prémio Cidade Limpa”, graças aos índices de qualidade obtidos na área do ambiente, quanto à higiene e limpeza urbana, distinção feita em 2018 pela Associação Humana Portugal, que realçou a eficiente gestão de resíduos e o fomento do desenvolvimento sustentável.

Entre outros, Setúbal recebeu ainda, em 2018, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, pelo trabalho desenvolvido na promoção no concelho sadino do uso deste meio de transporte.

Estes são alguns dos prémios através dos quais a Câmara de Setúbal promove, ao longo deste ano, a imagem externa do concelho, dando continuidade a um trabalho que se tem traduzido numa maior expressão turística, quer no aparecimento de novos operadores turísticos quer no aumento anual do número de visitantes.

A nível de participações internacionais, a aposta recai nos mercados espanhol, francês e alemão. Além da Feira Internacional de Turismo, em Espanha, Setúbal marca ainda presença na Feira de Turismo de Berlim, na Alemanha, e no Salão Mundial de Turismo de Paris, em França e, claro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, eventos que se realizam em Março.

Fonte: https://www.somdabaixasetubal.pt/premios-apresentam-setubal-como-destino-de-excelencia/